sábado, 28 de julho de 2012

Busologia

Busologia
É um recente termo, presente em alguns dicionários, ao qual destina-se ao estudo dos ônibus (bus=ônibus, logia=estudo), este abrange o termo busólogo, o ser responsável pelo estudo.
Atividade incomum tida inicialmente como hobby passou a ser difundida mundialmente com o advento da tecnologia (sites específicos para o tema, redes sociais, baixo custo de equipamentos), ao qual facilitou o estreitamento das distâncias e conhecimento de tal prática, levada a sério por muitos admiradores. Pessoas de diferentes grupos sociais e níveis econômicos se reunem em prol de um único objetivo, desde estudantes a grande empresários sucedidos no ramo de transporte de passageiros.

Atuação
A diversidade brasileira é uma das mais admiráveis, no transporte de passageiros não é diferente, várias são as "categorias de transporte", ou simplesmente segmentos, a competitiva "guerra" entre os envolvidos no complexo sistema faz com que vertentes sejam criadas, onde cada busólogo é único, possuindo particularidade e preferências em empresas de transporte, marcas e/ou modelos de carroceria e/ou chassi, motorização, tipo de sistema (urbano, rodoviária), modo de autação, equipamentos, etc. Devido a estes e muitos outros temas englobados, cada busólogo é singular, assim como cada conversa é única, o que torna amplo e constante o estudo por parte dos envolvidos, sempre em busca do conhecimento.

Eventos
Cada vez mais a relação entre empresas do segmento e adptos da busologia aumenta, atualmente é comum eventos a níveis Regionais e Nacional ser promovido. Fato que aumenta a popularidade das organizações, atraindo fãs, bem como o marketing reverso devido as divulgações nas mídias virtuais. Algumas empresas passaram a adotar estes eventos como parte de seu cronograma anual, ou até mesmo periódico.

No Brasil
Estudos não oficiais estima que no país existam cerca de 13 mil adptos [wikipedia], número crescente devido a alta quantidade de usuários que utilizam a internet como meio de comunicação e divulgação de materiais. Cada estado brasileiro possui seus representantes, alguns mais que outros devido a diferenças locais e variação de frota (números de empresas, variação de carrocerias/chassi), o que atrai novos adptos.

Matéria: Thiago Alex (AllBus)

Comentários